Heey gente bonita!! Hoje vim dar um update para vocês sobre essa semana que a Duquesa já está aqui... Como eu disse nesse post, ela tem apenas 2 meses de vida, e é um bebê, gente! É quase como tomar conta de uma criança. Como o gatinho que eu tinha antes dela estava com a gente há quase 10 anos, já tinha um tempinho que eu não tinha contato com um filhotinho de gato. Não me arrependo nem um segundo de ter adotado a Duquesa, ao contrário, a cada dia fico mais babona por ela. Mas se você pretende adotar um filhote, tenha em mente que dá trabalho sim!
E vamos aos aprendizados da Duquesa ao longo da semana:

Caixa de areia

Um dos benefícios de se ter gatos, é que eles já sabem usar a caixinha de areia. Desde filhotinhos... É só você colocar em um lugar de fácil acesso pro gatinho, e apresentar a ele. Converse mesmo com ele, diga que é ali que ele tem que fazer as necessidades e tudo mais... Nos 2 primeiros dias eu ainda não tinha colocado a caixinha, e ela estava fazendo as necessidades em qualquer lugar que achava... Depois da caixinha isso acabou. Só tem uma coisa, todos os dias pela manhã ou até mais de uma vez ao dia você tem que limpar a caixinha do gatinho.

Alimentação

Bom, isso é bem complicado, tem gente que não é adepto de dar somente ração para o bichinho, e tem gente que acha que a alimentação tem que ser constituída apenas de ração e leite. Eu faço o meio termo; Dou ração e leite para ela, e as vezes um pouquinho de peixe ou frango - Sem tempero algum - isso é importante, gente!! Dar comida temperada para o gatinho pode causar diarréia, mal estar e gases no bichinho.

Higiene

Como ela é filhote, as vezes eu preciso fazer a higiene do bumbunzinho dela, depois de ela usar a caixinha. E já dei o primeiro banho dela!! (: É importante dar banhos só as vezes nos gatos... Estou planejando os dela a cada 2 meses ou mais. Ela reagiu até que bem, fugiu da água um pouco, mas deu tudo certo! Também é importante usar um shampoo ou sabonete específico para gatos, os de humanos podem irritar a pele do bichinho, ou alterar pH, essas coisas. Água morna, sempre!! Ninguém merece banho gelado, gente. Inclusive o seu amiguinho!

Limitação de espaço

A Duquesa teve um pouco de problema com isso, ficava entrando muito nos quartos, mexendo no que não devia e tals... Mas estamos ensinando à ela, conversando bastante e tudo. Ela tem respondido bem, só entra quando não tem ninguém na sala, aí ela sai procurando por alguém - não é fofo?!
Durante a noite ela fica na caminha dela, na área de serviço, e pela manhã deixamos ela transitar um pouco pela casa, geralmente ela fica na sala, deitada nas almofadas.

Situações estressantes

O bichinho sente, gente. Mesmo! Assim que ela chegou teve diarréia e ficava miando muito, agora que já se acostumou com a casa parou de miar tanto e não tem mais diarréia. Teve só um episódio, durante o banho - e é totalmente compreensível - é algo totalmente novo pra ela, e um pouco assustador até... Mas é necessário, enfim...

Carinho e brincadeiras

Como todo filhote ela é super disposta à brincar! Adora correr pra lá e pra cá atrás de qualquer coisa que se move. Todos os dias eu levo ela no quintal pelo menos uns 5 a 10 minutinhos, pra ela ter contato com a natureza, correr a vontade e tudo... Isso é bem legal pra ela (:
Depois de uma semana aqui ela já está totalmente habituada, reconhece os membros da casa, pede carinho, respeita - em partes - as nossas ordens. E também, é super importante você tirar pelo menos 5 minutinhos pra fazer carinho no seu gatinho - todos os dias.



E é isso, gente! Tenho amado a experiência com a Duquesa, e acho que ela também está gostando daqui... Enquanto eu escrevia esse post, ela estava deitadinha no meu colo, dormindo e pedindo carinho... Tem coisa mais fofinha?! *.*
Beijos,
Gabi

Categorias:

Deixe um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...