Heeey belezinhas! Como estão?! Hoje resolvi contar para vocês sobre a faculdade que cursei, aeaeaeae. Já comentei em alguns posts que eu fiz faculdade, mas nunca especifiquei o curso nem nada do tipo.

Como eu fui parar nesse curso? Bom, meu sonho meeesmo era fazer Relações Internacionais, e eu fazia vestibular seriado. Acabou que fiquei para as vagas remanescentes e não fui chamada, fiquei super triste na época e tals e pensei em continuar fazendo cursinho e prestar vestibular novamente, conversei com a minha mãe sobre isso e ela disse o seguinte: "Prefiro pagar a faculdade pra você, do que pagar mais um ano de cursinho" (Eu fiz cursinho durante todo o ensino médio - por causa do vestibular seriado, e principalmente do vestibular normal). Então entrei no site de uma faculdade particular que tem aqui na minha cidade e fui ver os cursos que ainda tinham vagas, isso porque eu não tinha prestado vestibular pra essa faculdade, e tive que optar por um dos cursos com vagas remanescentes. Dentre as opções que eu tinha, estavam Sistemas de informação, Direito, Engenharia de produção, Farmácia e Biomedicina. Definitivamente eu não queria Engenharia, Direito e nem Sistemas, nada contra, mas acho que são cursos muito teóricos e com muita matemática - no caso da Eng. e Sistemas. Fui então pesquisar sobre o que tinha me restado - Farmácia e Biomedicina, e bom, uma coisa que pesou bastante é que o curso de BME aqui é concluído em 4 anos, e Farmácia em 5. Acabei escolhendo sem saber muito sobre o curso, fiz o vestibular para vagas remanescentes, passei e comecei a faculdade - Tudo isso em aproximadamente 1 mês :x

No começo eu fiquei meio receosa com algumas disciplinas, mas eu amava que tínhamos aulas práticas desde o primeiro período, eu simplesmente adorava estar no laboratório (#turmadojalecobranco - kkkk). E fui fazendo, primeiro, segundo, terceiro período... Quando parei pra perceber, já estava no sétimo!! :o Passou muito rápido, gente! Enfim, fiz os estágios, o TCC, tudo, e me formei no início desse ano (:

Então, sou biomédica, haha!

Foto veeelha, de quando eu ainda tinha cabelão, haha

Selfie de beca, kkkkk - porque sim!


Ok, Gabi, mas não tenho ideia do que seja esse curso (A maioria das pessoas não sabe o que é, ou o que fazem os biomédicos). Bom, a biomedicina é meio que uma mistura entre os cursos de Biologia/Ciências biológicas e Medicina. O curso na verdade foi criado com o intuito de formar professores para o curso de medicina, já que os médicos não queriam lecionar e o mercado estava carente. Atualmente, o curso varia de foco de acordo com a faculdade. O meu foi mais voltado para Análises Clínicas - são esses laboratórios onde fazemos exames de sangue, etc... Então tive disciplinas que envolvessem o conhecimento necessário para trabalhar nessa área, como hematologia, microbiologia (minha paixão), fisiologia, hormônios, bioquímica... Mas vale lembrar que os biomédicos podem atuar em mais de 30 áreas diferentes, desde perícia criminal, até estética...

A descrição do curso: "É a área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa das doenças humanas, suas causas e os meios de tratá-las. O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças, e análises gramatológicas, para verificar contaminações em alimentos. Trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos."

A minha experiência com os estágios em laboratórios de Análises Clínicas foi muito boa, aprendi demais!! Maas, como nem tudo na vida são flores, não sei bem se  me encaixo num laboratório para trabalhar, no cotidiano mesmo, sabem? É estresse demais... Claro que se surgir uma oportunidade boa, irei avaliar se vale a pena pegar ou não, mas se eu tiver escolha, não sei se seria a minha primeira opção (Aprendi que laboratórios de pesquisa/faculdade são muito diferentes de um laboratório normal, de rotina).

E foi isso, gente bonita, espero que tenham gostado de saber um pouquinho mais sobre a minha faculdade e minha experiência! Se tiverem alguma dúvida ou quiserem alguma informação, deixem aqui nos comentários ;D

Beijos,
Gabi


3 Comentários

  1. Aquele momento que alguém te pergunta: É tipo enfermagem? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem alguém pra perguntar isso, kkkkkk

      Excluir
  2. Oi Gabi! Tudo bom? Muito legal encontrar uma colega de faculdade assim! Como está a vida? Gostando de trabalhar como biomédica? Me conta um pouco de como está sendo a vida de formada! hehe Morro de curiosidade para saber se as pessoas estão gostando da profissão! Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...